O que é a Conscientização da Marca ou Brand Awareness?
A conscientização de marca é a maneira pela qual os consumidores reconhecem e lembram do seu negócio ou da sua marca. Quanto maior a percepção da marca você tiver, mais público estará familiarizado com sua mensagem, campanha, produtos, marca etc.
Essa definição é ampla, mas de maneira geral o termo descreve o quão consciente e informada as pessoas estão sobre o que a sua marca e sobre o que ela tem a oferecer.
Por que o Brand Awareness é importante?
A consciência de marca é importante porque ajuda o seu público a reconhecer, a lembrar e a se sentir familiarizado com sua marca e seus produtos. Se você pode construir a consciência de marca entre o seu público-alvo, você com certeza conseguirá fazer com que a sua marca se torne top-of-mind, Isso significa que um potencial cliente lembrará da sua marca quando ele estiver realizando uma compra relacionado aos serviços ou produtos que sua marca oferece.
Uma vez que os clientes já reconhecem a sua marca, eles estarão mais propensos a comprar seu produto.
O brand awareness é um dos primeiros objetivos na etapa do funil de marketing. Ao criar uma consciência de marca forte entre seus potenciais clientes e clientes, você alcançará uma ampla relação com pessoas interessadas no que sua marca representa. A partir daí, você pode canalizar os leads para os processos de interação e tomada de decisão e, eventualmente, para o processo de compra.
Como Construir brand awareness?
A percepção global de uma marca refere-se as experiências gerais do consumidor e pode ser estabelecida e mantida construindo consistentemente a forma como as pessoas vêem a marca e promovendo experiências positivas. Veja três maneiras de trabalhar seu brand awareness:
1. Manter uma voz e imagem de marca consistentes
É muito difícil manter um forte reconhecimento da marca com uma imagem de marca que muda sempre. Quanto mais consistente for a sua marca, mais fácil será para o seu público reconhecê-lo. Certifique-se de que a identificação pública das suas marcas incorpora os melhores aspectos da sua empresa.
2. Tornar o atendimento ao cliente uma prioridade
Você com certeza já contou para amigo sobre alguma experiência frustrante com uma marca ou prestação de serviços ou já ouviu histórias de um amigo que experimentou um atendimento ao cliente horrível? O que aconteceu depois disso? Você também provavelmente formou uma associação negativa com essa empresa e não deve ter planos de voltar a consumi-lá, certo?
Então pense em como usar essa estratégia em seu negócio. Se você se esforçar ao máximo para proporcionar aos seus clientes experiências positivas e fizer todos o necessário para resolver quaisquer problemas que eles possam encontrar, eles ficarão felizes. Clientes felizes gera comentários positivos e a probabilidade de que eles recomendem seus serviços ou produtos a um amigo ou familiar.
3. Faça publicidade
Aumente seu engajamento social aumentando sua presença na vida das pessoas. A chave aqui é fazer mais do que apenas ter uma página da empresa em cada plataforma online. Pense em como utilizar a publicidade para atrair clientes para seu negócio. Mas é claro que tudo deve ser muito bem planejado. Para alcançar seu público em um nível mais pessoal e divertido pense quais são as ferramentas que podem te ajudar, a publicidade em rádio e TV, mídias sociais ou que tal um sistema híbrido?
A publicidade convencional pode não ser uma nova estratégia, mas continua a ser uma opção rentável e inteligente. Ao construir seu anúncio para seus canais de rádio, por exemplo, você pode criar anúncios específicos para cada faixa de programação permitindo que você alcance audiências muito específicas, o que inclui as faixas etárias, localização e interesses dos potenciais clientes da sua empresa.