Embora as fake news sempre existissem, elas têm aumentado e, muito, recentemente, graças à maneira como passamos a consumir informações. A internet trouxe a possibilidade de notícias serem compartilhadas de forma rápida e efetiva. Entretanto, após alguns anos as fake news começaram a poluir o ambiente online. Essa talvez seja uma das razões do porquê as pessoas estão cada vez mais voltando a buscar meios de comunicação tradicionais, como a rádio e a TV. Eles têm os dispositivos e profissionais preparados para lidar com a informação.
De acordo com o Pew Research Center, nos EUA, pessoas com mais de 50 anos preferem acompanhar notícias pela televisão, mas entre pessoas com menos de 30 anos a realidade é outra.
Ainda de acordo com a Pew Research, o viés de confirmação é muito importante ao tratar a questão das fake news. As pessoas são mais propensas a aceitar informações que confirmem suas crenças e a descartar aquelas que ao contrário colocam em cheque o que elas acreditam. Por isso, é importante saber como evitar fake news. Entenda como você pode identificar as fake news nesse artigo.
Avaliar a credibilidade
- Você conhece o site que está publicando as informações? Ele representa uma instituição jornalística ou acadêmica de credibilidade?
- Qual é o nome do domínio? Tenha cuidado com nomes de domínio incomuns e duvidosos. Se o nome da instituição parece familiar, mas o conteúdo parece duvidoso, verifique se não a nada errada com o domínio. Existem cópias de sites que usam o mesmo nome de instituições renomadas, mas que na verdade são difusores de fake news.
- Quem são as pessoas que trabalham nesse site? Qual é a empresa, jornalista ou instituição responsável? Procure informações no site para entender quem mantém o site. Tudo isso deve estar em um local de fácil acesso no site.
- Quem é o autor do conteúdo? Desconfie se quem assina o artigo for uma pessoa conhecida escrevendo para um site desconhecido ou se as informações de contato do autor não forem um contato institucional.
Preste atenção à qualidade e a atualidade
Se você perceber que houver erros de gramática e pontuação é um sinal de que a fonte não é confiável. Fontes respeitáveis têm altos padrões de revisão e gramática. Vá aos canais de comunicação tradicional, visite os sites dos veículos de comunicação que você conhece e cheque se existe alguma notícia sobre o assunto. Veículos de rádio e TV possuem repórteres se apuração que checam as principais notícias locais e nacionais antes de publicarem. Isso é importante para te ajudar a diferenciar um conteúdo falso de um conteúdo verdadeiro.
Verifique as fontes e citações
Como você encontrou o conteúdo? Se a notícia apareceu em sua rede social tenha cautela. Mesmo que a informação tenha sido compartilhada por um amigo, siga as etapas abaixo para verificar a credibilidade:
Quem é ou não é citado, e o que eles dizem? Se você notar uma falta gritante de citações e fontes de apoio, particularmente, ao tratar de uma questão complexa, então algo está errado. O jornalismo responsável é alimentado pela apuração e checagem de informações. Sendo assim, uma notícia que tem muitas afirmações, mas não cita instituições oficiais é muito suspeita.
As informações estão disponíveis em outros sites? Se não, então é muito provável que ou o conteúdo é fake news ou a informação ainda não foi apurada pelos sites jornalísticos. O mesmo se aplica às imagens. Na era dos softwares de edição de imagem, você nem sempre pode acreditar no que vê! É possível manipular imagens de formas inacreditáveis. Fique atento!
Fake news e o seu negócio
No caso do seu negócio, se você quer divulgar informações sobre sua empresa, pense em incluir formatos de mídia tradicionais. Além de agregar credibilidade as informações que seu negócio está transmitindo, seja informações publicitárias ou atualizações de mercado seu negócio estará alinhando com instituições renomadas. Mas também tenha em mente que é muito importante monitorar o que é divulgado sobre a sua empresa. Se alguma fake news dor divulgada envolvendo seu negócio é muito importante contar com ferramentas que emitam alertas para que você consiga apresentar uma retificação se for o caso.